Veracruz atinge o nível mais elevado da certificaço FSA – Farm Sustainability Assessment – e é a primeira produtora de amêndoas da Europa a receber o selo GOLD.

13 de outubro de 2023

O grupo Veracruz já conquistou um total de seis certificações que atestam as boas práticas agrícolas na produção de amêndoas, incluindo o FSA – Farm Sustainability Assessment , com o  nível mais elevado, Gold.

As certificações são obtidas depois de avaliações rigorosas às práticas agrícolas adotadas pela Veracruz e atestam desde a gestão eficiente dos recursos e a utilização de mecanismos de regulação natural, até medidas de eficiência energética ou políticas que promovem o bem estar dos trabalhadores.

A FSA  permite às empresas produtoras de alimentos avaliar, melhorar e validar a sustentabilidade nas suas explorações agrícolas e cadeias de abastecimento. Esta certificação é desenvolvida pela SAI PLATFORM, uma iniciativa global da indústria que ajuda empresas de bebidas e alimentos a adquirir matérias-primas agrícolas cultivadas de forma sustentável e atingir uma produção sustentável.  A SAI Patform está comprometida também com o programa de Agricultura Regenerativa, da qual a Veracruz faz parte. A produtora de amêndoas tornou-se a primeira produtora de amêndoas da Europa a atingir o nível OURO da certificação.

Já a GlobalG.A.P (GGN: 4063061907080), agora renovada pela Veracruz, abrange toda a produção, da plantação à colheita.  O módulo Spring avalia a gestão sustentável da água no campo. Neste caso, são avaliados parâmetros como a conformidade legal das fontes de água e taxas de extração, a monitorização do consumo e gestão sustentável das bacias hidrográficas, assim como a proteção das fontes de água e medidas contínuas que demonstram a melhoria contínua da gestão da água; O módulo GRASP analisa as condições de trabalho, com avaliação de informação sobre direitos humanos e laborais, indicadores de direitos humanos e laborais e proteção das crianças e dos jovens trabalhadores.

A certificação LEAF Marque avalia fatores como a organização e planeamento, saúde e proteção da cultura, gestão do solo e fertilidade, gestão da água, eficiência energética, conservação da natureza e paisagem, entre outros. Abre também caminho para a redução dos impactos ambientais, a promoção da biodiversidade e a melhoria geral da eficiência dos recursos da empresa. No final, o objetivo é aliar alcançar uma agricultura próspera, com impacto positivo no meio ambiente e que envolva as comunidades locais.

A Veracruz junta à lista de certificações a Produção Integrada, sistema agrícola que tem em conta a preservação do ecossistema e a biodiversidade da fauna e da flora.

Ficou interessado sobre como estas certificaçoes têm um excelente impacto na cadeia de negócios, fale conosco.