Com pele, a amêndoa é mais rica em fibra e fornece 5 vezes mais compostos fenólicos do que sem pele. É um poderoso anti-oxidante!

27 de janeiro de 2022

Sem colesterol, sem sal, com percentagens de minerais muito interessantes, como magnésio, ferro, cálcio ou fósforo, a amêndoa é um alimento que merece lugar de destaque no nosso prato.

Embora não esteja no grupo das frutas na roda dos alimentos – faz parte do grupo dos frutos oleaginosos – todos os que querem seguir uma alimentação saudável podem (e devem, dizemos nós!) integrar a amêndoa na sua rotina diária, tendo em conta todos os seus benefícios.

Mas vamos por partes. Duas mãos cheias de amêndoa com pele fornecem 14% das necessidades diárias de fibra alimentar – essencial para o bom funcionamento do intestino e regulação do colesterol. Estes cerca de 28 a 30 gramas de amêndoa ajudam ainda a prevenir determinados tipos de cancro e contêm 37% da vitamina E necessária. De salientar que, juntar amêndoa a sobremesas ou produtos com açúcar, permite reduzir os índices de glicemia e a velocidade de absorção dos açúcares, fator importante para prevenir o diabetes tipo 2.

Com pele, a amêndoa é mais rica em fibra e fornece 5 vezes mais compostos fenólicos do que sem pele. Em suma, é um poderoso anti-oxidante!

Consumir com moderação é a chave para obter todos os benefícios deste poderoso alimento. Como snack, na sua bebida vegetal, em pastas e receitas, a amêndoa é a sua parceira diária numa alimentação saudável.

Na Veracruz, estamos empenhados em produzir as melhores amêndoas da Beira Baixa e o nosso processo de produção – monitorizado desde a semente ao fruto – é a chave para fazermos chegar até si amêndoas de elevada qualidade e densidade nutricional.

 

Vitaminas (por 100 gramas)

a-tocoferol, mg – 24

Tiamina, mg – 0,21

Riboflavina, mg – 0,75

Equivalentes de niacina, mg – 5,7

Niacina, mg – 2,2

Triptofano/60, mg – 3,5

Vitamina B6, mg – 0,15

Vitamina C, mg – 1,0

Folatos, ug – 49

 

Minerais (por cada 100 gramas) 

Cinza, g – 3,00

Sódio (Na), mg – 6,0

Potássio (K), mg – 855

Cálcio (Ca), mg – 266

Fósforo (P), mg          4 – 05

Magnésio (Mg), mg – 259

Ferro (Fe), mg – 4,0

Zinco (Zn), mg – 3,1

 

Fonte: INSA